Importancia da arte para o ser humano

Importância da arte: Para o ser humano.



Quando falamos sobre arte, talvez nem precisemos de uma resposta concreta para defini -lá, porque de um jeito ou de outro ela está embutida na sociedade e auxilia de forma construtiva na evolução cultural do ser humano.
Desde o início dos tempos que a arte é difundida entre os homens, antes da máquina fotográfica, por exemplo, artistas eram contratados para recriar as pessoas ou paisagens, os reis possuíam bobos da corte para alegrar seus sofrimentos.
São vários os movimentos artísticos existentes no planeta, música, teatro, cinema, artes plásticas, etc, responsáveis por um maior desenvolvimento pessoal, porém não estão relacionadas à condição financeira, mas sim pela sensibilidade e a oportunidade de apreciar, de estar em contato com um desses movimentos, tendo 'assim a chance de aumentar sua visão crítico das coisas (mundo). Tanto que nas escolas, são adotados na programação educativa alguns segmentos artísticos.
Dizem que os artistas já nascem com o dom, alguns defende que o talento pode ser adquirido através de treino, estudo. O que não podemos esquecer que existem pessoas que tem mais facilidade para está ou aquela arte e depende de cada um descobrir a sua. Mozart, renomado músico austríaco, aprendeu sozinho e fez obras grandiosas.
De acordo com Marlene Araújo, atriz, a arte é fundamental à vida das pessoas, pois ela dará subsídios para compreender melhor à vida, o ser humano, “o artista consegue enxergar nas entrelinhas, além de sua sensibilidade ficar mais aguçada", comenta. A arte é capaz de tirar a pessoa do chão, de levar a um mundo além do cotidiano, e independentemente de ser um livro, uma peça teatral ou um chafariz.
As pessoas ligadas a algum setor artístico, possuem uma capacidade maior de desenvoltura, tendo mais flexibilidade para estar no convívio social, pois não tem visão fechada das coisas, argumenta o artista plástico Bré Gilberti, que completa, "eu tenho forças através das minhas obras para compreender e vencer muitos obstáculos que a vida me propõe".

A arte em mim promove revolta, despertar, ilusão, esperança, alegria, tristeza e um sem fim de outros sentimentos.
Quando determinada obra (qualquer obra, nas diferentes artes) é boa, promove e mim todos os sentimentos acima citados, além de muitos outros e na maioria dos casos, todos os sentimentos ao mesmo tempo.
No fim, quando a obra é uma obra de arte, promove a reflexão, e ai que tudo valeu a pena, minha alma diminuiu sua pequenez.
Van Gogh - Noite estrelada

Leonardo da Vinci - Santa Seia.

Leonardo da Vinci - Monalisa ou La Gioconda.




Um comentário:

  1. Bom dia Matheus tudo bem? Estou preparando uma palçestra sobre a importancia da arte para o ser humano, gostaria de saber se pode me ajudar, me indicando possíveis livros, sites, artigos, autores, pesquisadores,etc. Preciso ler e pesquisar muito, se puder me ajudar agradeço. Pode enviar no meu e-mail: cirlei.op.art@gmail.com

    ResponderExcluir