Exército


Exército Brasileiro (EB) é uma das três Forças Armadas do Brasil, responsável, no plano externo, pela defesa do país em operações eminentemente terrestres, e, no interno, pela garantia da lei, da ordem e dos poderesconstitucionais.
O Comandante Supremo é o Presidente da República.
Entre 1808 e 1967, o responsável pela gestão do Exército foi o Ministério da Guerra. De 1967 a 1999, passou a ser denominado Ministério do Exército. Desde 1999, na estrutura do Governo do Brasil, o Exército está enquadrado no Ministério da Defesa, ao lado da Marinha e da Força Aérea.
Em tempos de paz, as tropas do Exército estão continuamente preparando-se para atuar em situações de conflito ou guerra. Além disso, são empregadas para a defesa da faixa de fronteira (tarefa conjunta com a força aérea) e para levar alimentos e serviços médicos a pontos isolados do território, participação e coordenação de campanhas sociais e pesquisas científicas (como as desenvolvidas no Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e garantir a democracia brasileira, apoiando as eleições.
Na área da educação, cita-se como exemplo o Instituto Militar de Engenharia(IME), um dos mais proeminentes estabelecimentos de ensino superior do Brasil na linha científico-tecnológica.
Além de possuir o maior efetivo entre os exércitos da América Latina, com 222.151 soldados, e uma reserva de 280.000 homens, que são convocados anualmente para apresentação, durante os cinco anos subsequentes ao desligamento (reserva que pode chegar a quase quatro milhões, se considerarmos os brasileiros em idade para prestar o serviço militar), o Exército Brasileiro também possui a maior quantidade de veículos blindados da América do Sul, somados os veículos blindados para transporte de tropas e carros de combate principais. Possui uma grande unidade de elite, com efetivos de comandos e de forças especiais, especializada em missões não convencionais, a Brigada de Operações Especiais, única na América Latina, além de uma Força de Ação Rápida Estratégica, formada por unidades de elite altamente mobilizáveis e preparadas (Brigada de Operações Especiais, Brigada de Infantaria Pára-quedista 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel) e 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) para atuar em qualquer parte do território nacional, em curto espaço de tempo, na hipótese de agressão externa. Além disso, possui unidades de elite especialistas em combates em biomas característicos do território brasileiro como o pantanal (17º Batalhão de Fronteira) a caatinga (72º Batalhão de Infantaria Motorizado), a montanha (11º Batalhão de Infantaria de Montanha) e aselva. As unidades de selva possuem renome internacional, reconhecidas como as melhores unidades de combate nesse ambiente do mundo . São formadas por militares da região amazônica e oriundos de outras regiões, profissionais especialistas em guerra na selva pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva. Essas unidades são enquadradas pelas 16ª17ª e 23ª Brigada de Infantaria de Selva.

Exército Brasileiro
Coat of arms of the Brazilian Army.svg
Símbolo do Exército Brasileiro
País Brasil
CorporaçãoForças Armadas do Brasil
SubordinaçãoMinistério da Defesa
MissãoForça Terrestre
SiglaEB
Criação1822
PatronoLuís Alves de Lima e Silva
MarchaCanção do Exército
LemaBraço forte, mão amiga
CoresVerde Oliva
História
Guerras/batalhasGuerra da Independência
Confederação do Equador
Guerra da Cisplatina
Guerra dos Farrapos
Guerra Grande
Guerra do Prata
Guerra do Paraguai
Guerra de Canudos
Revolta da Armada
Guerra do Contestado
Primeira Guerra Mundial
Revolução Constitucionalista
Segunda Guerra Mundial
Guerra Fria
Guerras anti-Guerrilha
Atos de violência organizada no Rio de Janeiro em 2010
Forças de manutenção da paz das Nações Unidas
Logística
Efetivo222.151 militares [1]
Comando
General-de-exércitoEnzo Martins Peri
Comandantes
notáveis
Luís Alves de Lima e Silva
Manuel Luís Osório
Contato
Quartel GeneralBrasíliaDF
Setor Militar UrbanoQGEx - Bloco B
Centro de Comunicação Social do ExércitoSeção de Relações Públicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário