Giorgio Vasari
(1511 - 1574)
Maneirismo
Vasari foi pintor e arquiteto cujo trabalho foi centrado em Florença e Roma. Suas obras se encaixam no maneirismo, período artístico que ele ajudou a popularizar, designando a supremacia do estilo (graça, elegância) sobre a forma. Mas, apesar de ter sido um dos líderes do movimento na Itália, é mais lembrado por sua realização literária, Vida dos Artistas, uma rica obra bibliográfica que até hoje é considerada uma das maiores fontes de informação sobre a Renascença Italiana.
Além da literatura, sua opinião como crítico de arte foi fundamental, pois estabeleceu parâmetros de julgamentos que sobrevivem até hoje. O valor artístico de uma obra e o próprio talento de um artista, em consonância com osvalores de sua época, era por ele medido de acordo com a perfeição na representação da natureza atingida pela obra. Vasari, como outros de sua época, acreditava que a arte tinha atingido um elevadíssimo grau com os gregos e romanos e passado por um período de trevas na Idade Média, vindo depois a renascer.
Como pintor, podemos destacar seus afrescos na Sala Régia do Vaticano ou os afrescos no Palazzo della Cancelleria, em Roma, sobre a vida do Papa Paulo III. Como arquiteto, destaque para o Palácio Uffizi, hoje o grande Museu Florentino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário