Descobertas de Diego de Lepe


Descobertas de Diego de Lepe


Diego de Lepe
Nascimento: Palos de La Frontera, 1460
Falecimeno: Portugal, 1515
Perfil: Navegador espanhol, era primo e colega de Vicente Yáñes Pinzón. Foram ambos navegadore de grande experiência eprestígio no mundo de seu tempo.

Diego de Lepe partiu do Porto de Palos de La Frontera em dzembro de 1499, algumas semanas depois de Vicente. Chegou ao litoral brasileiro em fevereiro de 1500, provavelmente em 12 de fevereiro, por causa de um rio que ele teria dado o nome de São Juliano, padroeiro desse dia. Porém, esse rio ficaria nas proximidades do Cabo de São Roque (Rio Grande do Norte). A esse cabo Diego teria dado o nome de Rostro Hermoso (bela fisionomia).

Essa não é a única hipótese levantada. Há a sugestão de que Diego teria chegado ao Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco). Naversade, ou as duas possibilidades são apresentadas, ou apenas a potiguar, o que leva a desacreditar que a Costa Pernamnbucana foi atingida por Diego.

Mas ainda há uma terceira versão do descobrimento do espanhol, essa é mais detalhada e menos conhecida. Por essa nova linha, Diego teria chegado ao Cabo de São Roque na data supracitada, mas depois teria se dirigido par o sul e aportado no Cabo de Santo Agostinho. Ainda em Pernambuco, enfrentou nativos, que mataram 11 homens seus, mas levou 20 cativos. Depois teria entegue os nativos para o bispo D. Juan Rodrígues de Fonseca.

A polêmica do local de sua chegada é muito recente, pois a questão foi levantada nas últimas décadas.

Depois Diego e suas duas naus se dirigiram para o norte, provavelmente o atual Pará, mas ele chamou o lugar de Marañón, o mesmo nome usado pelos nativos daquela região. Teria, ainda contato com o rio Amazonas e a Ilha de Marajó, onde seu primo Vicente tinha chegado anteriormente.

Sua relação profissional com Vincentefoi tão próxima, que os dois protagonizaram as primeiras explorações espanholas na América do Sul. Diego de Lepe partiu de Palos de la Frontera alguma semanas depois de seu primo. Diego explorou o Pará, e Vicente o Amazonas. Ambos foram condecorados pelo rei da Espanha por terem "descoberto o Brasil" em janeiro de 1500, meses antes de Pedro Álvares Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário