Privatizações no Brasil



Privatizações no Brasil

]
Diversas rodovias federais já foram privatizadas.
Privatização é o processo de transferência de empresas estatais para a rede privada, ou seja, empresas do estado vendidas para o capital privado.

A globalização propõe, para os países que interessam ingressar nesse processo, algumas exigências. No Brasil ocorreu a abertura de mercado para a entrada de mercadorias importadas e o fim do monopólio estatal (privatização). Desse modo, o país integrou ao processo de privatização, especialmente nos setores ligados à eletricidade, telecomunicação, mineração entre outros.

O processo de privatização possui duas vertentes, de um lado o fator negativo, que favorece a continuidade da dependência econômica e tecnológica dos países desenvolvidos; por outro lado, a partir da venda das estatais o poder público deixa de destinar recursos para investimentos e passa a contar com os tributos gerados pelas empresas, o que para o governo é viável.

Principais privatizações em diferentes governos:

Governo Collor

Usiminas
Companhia Siderúrgica Nacional

Governo FHC

No decorrer de seu mandato, o presidente Fernando Henrique Cardoso arrecadou 22,23 bilhões de dólares na privatização de empresas do setor elétrico e 29,81 bilhões de dólares das telecomunicações.

Governo Lula

Durante o governo Lula o alvo das privatizações foram as rodovias, pelo menos 2.600 km de estradas federais passaram para as mãos do capital privado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário