Industrialização RJ




INDUSTRIALIZAÇÃO NO RIO DE JANEIRO

A produção industrial aumentou em grande escala, impondo a abertura de novos mercados interno e ampliação de mercado externo, de modo que absorvesse os excedentes da produção e em contrapartida, assegurasse o suprimento de alimentos e matérias primas a baixo do preço às regiões industrializadas. Processou-se uma nova divisão do trabalho.
A idéia de livre comércio, principalmente das colônias americanas que viam na ideologia doliberalismo econômico em meio de poderem desvincular-se do monopólio comercial de suas metrópoles. O Brasil foi fortemente influenciado por essas idéias.
A abertura dos portos brasileiros a " todas as nações amigas", beneficiou a Colônia que pode, então, negociar seus produtos diretamente com outros países e deu maior expressão ao intercâmbio comercial com o exterior, através dos portos litorâneos que passaram a registrar intenso trafego marítimo. O Rio de Janeiro tornou-se, assim, o principal porto comercial doBrasil, com seu comércio dominado por estrangeiros, entre os quais predominaram os ingleses, com a presença também de franceses e portugueses.
Em 1792, chegaram ao Rio de Janeiro as primeiras sementes de café. Somente no século seguinte, a cafeicultura iria realmente desenvolver-se no Rio de Janeiro.
Com o fim das Guerras Napoleônicas, a população européia cresceu e elevou o seu padrãode vida, apurando certos hábitos. O café, até então era bebida rara, passou a ser consumida com a vinda da Corte Portuguesa, estimulou o maior plantio nas encostas das montanhas do Rio de Janeiro, logo se estendeu às margens do Rio Paraíba. A terra era farta e havia disponibilidade de recursos ociosos na mineração, tanto homens como em muares para carga, que se deslocaram para a cafeicultura nascente.
A expansão do mercado interno era dificultada pelo baixo padrão de vida da população e pela falta de transportes para articular os pequenos centros urbanos dispersos. Apenas o rio de Janeiro se destacava pelo seu Porto, principal exportadode manufaturados.
Os caminhos de veículos e animais, abertos em 1860, para escoar as safras de café do Vale do Paraíba, no Estado do Rio e Sul de Minas, pelo porto do Riode Janeiro, ofereceram condições para a construção de outras entradas vicinais, ampliando o acesso às regiões vizinhas.
Outros fator de progresso foi a inauguração do telégrafo elétrico no Rio de Janeiro, interligando, inicialmente, a Quinta da Boa Vista ao Quartel do Campo ( 1825 ), estendeu-se, para Petrópolis ( 1857 ) .
O café ocupou sempre uma posição de destaque na nossa pauta de exportações e se manteve com boa demanda no mercado consumidor interno, mas perdeu sua posição como principal fator gerador da economia nacional a partir dos anos trinta, com a mudança da política econômica do país.



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