O QUE É BRT ( Bus Rapid Transit )


Bus Rapid Transit


Ônibus biarticulado e estações tubo do sistema RITCuritiba, o primeiro BRT implantado no mumdo.
Bus Rapid Transit (BRT, lit: "trânsito rápido de autocarros/ônibus") é um modelo de transporte coletivo de média capacidade. Constitui-se de veículos articulados ou biarticulados que trafegam em canaletas específicas ou em vias elevadas. Várias cidades do mundo, como CuritibaGoiâniaBogotá,São Paulo adotaram o BRT como um meio de transporte público mais barato de construir do que um sistema de metropolitano (metrô), com capacidade de transporte de passageiros similar à de um sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT). O primeiro BRT foi implantado em 1979, na cidade de Curitiba.

Tecnologia

O BRT pode utilizar veículos dos mais diversos tipos como:

[editar]Sistemas BRT

Em Curitiba o Sistema de Transporte se tornou símbolo da cidade.

[editar]Brasil

  • Curitiba: A primeira cidade brasileira, e do mundo, a implantar um sistema de BRT foi Curitiba, como alternativa à construção de uma rede de metrô. Também é famoso a nível mundial porque foi planejado em conjunto com um inovador plano do uso do solo. O sistema foi chamado de plano diretor, sistema onde se distribui o fluxo de crescimento demográfico em torno de eixos de transporte, sistema que permitiria mais tarde serem criados os eixos "SBTM" (Sistema Biarticulado de Transporte de Massa) principal sistema da Rede Integrada de Transporte (RIT), e também é conhecido pelas estações em forma de tubos de vidro, a inovação de integrar os serviços alimentadores e tronco, operados com ônibus articulados; a implantação pioneira de tarifa única integrada; e por permitiracessibilidade universal (passagem em nível) para todos os usuários.
  • Brasília: Devido à Copa das Confederações e aos constantes congestionamentos, o GDF criou um projeto que ligasse as regiões administrativas do GamaSanta Maria e Park Way ao Plano Piloto. A construção foi autorizada pelo governador Agnelo Queiroz em 25 de agosto de 2011. A linha benificiará 600 mil usuários, terá extensão de 35 km e orçamento avaliado em 530 milhões de reais.
  • Goiânia: O BRT explorado hoje pela Metrobus , empresa de economia mista. Em Goiânia foi criado ligando a cidade de Leste a Oeste, foi implantado na década de 1970, porém a eficiência dos ônibus que não eram articulados foi caindo por causa do grande crescimento da cidade e pelas construções de diversos semáforos ao longo do caminho, tempo depois, foram implantado os ônibus articulados e a construção de plataformas de embarque, hoje está em estudo a criação da linha Norte Sul.
  • Uberlândia: O BRT na cidade implantou-se de um sistema integrado de transporte cujo eixo é operado pelo chamado Sistema Integrado de Transporte em Uberlândia-SIT. Unificou o preço da passagem e além disso o usuário não paga mais duas passagens para chegar no local desejado. Hoje conta com um transporte coletivo 100% integrado e monitorado (GPRS), administrado pela prefeitura. O sistema possui cinco terminais, um com shopping agregado (o Terminal Central) que conta com lojas, praça de alimentação e estacionamento coberto. Todo o sistema é dotado de bilhetagem eletrônica. Todos os veículos, têm elevador para facilitar o acesso de deficientes físicos.
  • Belém: O projeto da capital paraense é resultado de anos de estudo em parceria com o governo do Japão atravás da JICA - Japan International Cooperation Agency. Inicialmente deve beneficiar mais de 600 mil pessoas, prevendo-se uma redução de 70% no tempo de viagem entre o Distrito de Icoaraci e o centro da cidade. Atualmente há disputas entre a Prefeitura Municipal de Belém e o Governo do Estado do Pará visando a implantação mais rápida do BRT. O projeto da PMB é polêmico porque tem previsão de conclusão em apenas 18 meses a partir de Janeiro de 2012 mas ainda em Março não contava sequer com a infraestrutura necessária ou as licenças ambientais exigidas. Este projeto, diferente do projeto japonês, mais amplo e abrangente, tem extensão de 20 quilômetros e prevê a implantação de 23 paradas ao longo do percurso que se inicia em Icoaraci e vai até o bairro de São Brás, onde um terminal de integração fara a distribuição dos passageiros para os vários bairros da capital. O investimento total é de R$430 milhões, com verba oriunda do PAC 2 - Mobilidade Urbana e Prefeitura de Belém. Atualmente diz-se que o projeto encontra-se em sua 1ª fase, com a construção de 2 elevados na região do Complexo Viário do Entroncamento em torno do monumento da Cabanagem de Niemeyer, mas ainda não há início efetivo das obras.
  • Belo Horizonte: A prefeitura começou a implantação do BRT, após o planejamento finalizou no final de 2010, sendo inspirado no sistema Transmilênio da Colombia. Inicialmente, espera-se cobrir na primeira etapa, as regiões das Avenidas Cristiano Machado, Pedro I, e Antonio Carlos, e em 2013, as regiões da Pedro II e Carlos Luz, em direção ao Minerão (provavelmente visando a copa de 2014).
Metrobús na "Avenida de los Insurgentes" Cidade do México.
O sistema BRT de Trólebus do Quito tem faixas exclusivas a desnível para evitar atrasos nos cruzamentos.
Estação do Metropolitano em Lima.
Interior de um veículo do Metrobüs deIstambulTurquia.

[editar]Canadá

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