A pintura do românico não teve um desenvolvimento súbito e revolucionário, tal como aconteceu naarquitectura românica. Ela seguiu a tradição pictural, sobretudo nas iluminuras de manuscritos (como o do Evageliário de Corbie) e praticou-se, sobretudo, em duas modalidades:
- Pintura de grandes dimensões, utilizada na decoração de interiores, principalmente nas igrejas;
- Pequena pintura, para ornamento e ilustração em livros: iluminuras.
Existiu nas seguintes formas:
A temática dominante é a religiosa, tal como na escultura. É a narração de feitos bíblicos e religiosos como a vida de Cristo. As técnicas formais e estilísticas empregues variam consoante as regiões. Isto deve-se ao ensino do artista nas escolas ou oficinas em que mestres de gerações diferentes ensinavam a arte.
- a prevalência do desenho;
- a falta de rigor anatômico nas figuras, representadas com proporções disformes e deformadas com tendência para a geometrização dos corpos;
- as posições demasiado desarticuladas;
- as cores aplicadas a cheio, ou seja, planas e sem sombreados ou outros efeitos;
- os cenários são abstractos e sem grande importância e cuidado, normalmente são lisos ou inexistentes;
- as composições são geometricamente complexas e desorganizadas;
- as cenas dispostas da esquerda para a direita, de cima para baixo e ajustadas, por vezes separadas porfrisos com motivos geométricos e naturalistas.
Estas características não conferem realismo, mas antes, um poder simbólico e sobrenatural.
Exemplos marcantes da pintura do românico são:
- Pinturas e mosaicos de Pietro Cavallini, que prefigurou o naturalismo de Giotto. Ele atuou principalmente em Roma, e Giotto, no começo da carreira, teria ali conhecido seu trabalho. O estilo de Cavallini era influenciado pela arte romana clássica. Suas obras estão expostas nas igrejas de Basílica de Santa Maria em Trastevere e Santa Cecilia in Trastevere, em Roma.
- O Evangeliário de Corbie
- A Tapeçaria de Bayeux
- As pinturas murais da abóbada de Saint-Savin-sur-Gartempe
- O Evangeliário do abade Wedricus
- O altar de Klosterneuburg, de Nicholas de Verdun
- Os Carmina Burana
O período românico da arte foi o último antes do nascimento do período gótico
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