Ilhas submersas


Descobertas ilhas submersas há milhões de anos no Caribe

Cientistas alemães recolheram fósseis de animais e plantas marinhas que comprovam o achado

2010-05-11
Mar do Caribe terá sido
Mar do Caribe terá sido "uma bola no jogo das placas continentais americanas"
Um grupo de cientistas alemães descobriu no mar do Caribe, na costa da Colômbia e da Venezuela, várias ilhas submersas há milhões de anos, a uma profundidade de 800 a mil metros.

Os especialistas da Universidade de Greifswald, na Alemanha, trouxeram à superfície restos fossilizados de corais, conchas, caracóis e algas vermelhas que extraíram com cestos especiais através de varrimentos ao fundo marinho.
Todos os animais e plantas marinhas apenas se encontram em águas superficiais muito iluminadas. O porta-voz da universidade acrescentou ainda que a descoberta de uma pedra de basalto demonstrou que os montes submarinos foram antigamente ilhas das Caraíbas.

“O resultado surpreendeu-nos muito e demonstra que o mar do Caribe foi há milhões de anos uma bola no jogo das placas continentais americanas”, explicou o investigador Martin Meschede.

Martin Meschede, investigador
Martin Meschede, investigador
O cientista acrescentou ainda que a investigação, desenvolvida nos passados meses de Março e Abril, tinha como objectivo recolher amostras dos sedimentos do fundo do mar em águas profundas da costa da Venezuela e da Colômbia.

No entanto, os resultados das investigações indicam que há 80 ou 90 milhões de anos produziu-se um grande fluxo de basalto que deu lugar à elevação de um planalto sobre a superfície marinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário